terça-feira, novembro 13, 2007

RSS no TeArromba!!


O que é RSS

A sigla RSS tem mais de um significado. Alguns a chamam de RDF Site Summary, outros a denominam Really Simple Syndication. Há ainda os que a definem como Rich Site Summary.
RSS é um recurso desenvolvido em XML que permite aos responsáveis por sites e blogs divulgarem notícias ou novidades destes. Para isso, o link e o resumo daquela notícia (ou a notícia na íntegra) é armazenado em um arquivo de extensão .xml, .rss ou .rdf (é possível que existam outras extensões). Esse arquivo é conhecido como feed.
O interessado em obter as notícias ou as novidades, deve incluir o link do feed do site que deseja acompanhar em um programa leitor de RSS (também chamado de agregador). Esse software (ou serviço, se for um site) tem a função de ler o conteúdo dos feeds que indexa e mostrá-lo em sua interface.
Para que você entenda melhor, imagine a seguinte situação: Fulano de Tal gosta de ler as notícias/novidades dos seguintes sites: InfoWester, Viva o Linux, BR-Linux, Folha Online e BrPoint. O problema é que, por ser uma pessoa muito atarefada, Fulano não tem muito tempo para verificar cada endereço em busca de conteúdo novo. Para que isso seja possível, ele utiliza os serviços de RSS de cada site. Através de seu programa-leitor, ele clica no nome do site indexado e uma lista de notícias daquele endereço aparece numa janela ao lado (essa lista pode mostrar apenas o título da notícia - esse título também é um link para a matéria - ou pode mostrar o título mais uma breve descrição, tudo depende da forma de trabalho do agregador). Fulano, então, lê a descrição de cada notícia e clica nos links das que lhe interessa. Ao fazer isso, ele é automaticamente direcionado à página que contém aquela matéria.
Em um outro exemplo, imagine que você costuma ler um total de 30 blogs. É trabalhoso visitar cada um para ver se há textos novos. Como todos esses blogs possuem RSS, você rapidamente fica sabendo quando algo novo foi disponibilizado. Para não "ficar por fora", é recomendável que você também inclua RSS em seu blog, se tiver um.
A seguinte imagem ilustra a primeira situação. Repare que o programa usado é o Sage, uma extensão do Firefox que permite ler RSS no próprio navegador. Existem vários leitores de RSS disponíveis gratuitamente na internet. Há versões para praticamente todos os sistemas operacionais. Cada um é dotado de recursos diferentes. Por exemplo, tem programas que se agregam a clientes de e-mail e permitem que você leia notícias em softwares como o Outlook Express e o Mozilla Thunderbird, por exemplo. Outros são capazes de verificar os sites listados em um intervalo de tempo definido por você e emitem um aviso sonoro ou visual assim que encontram uma notícia nova. Há também os leitores on-line, como o Google Reader e o Bloglines. A vantagem destes últimos é que você consegue acessar os feeds que assina a partir de qualquer computador.

0 comentários: